Investigação de Paternidade
O que é?
A Paternidade com Valor Legal é um teste com aceitação para fins legais e jurídicos que indica ou nega a paternidade com alto grau de certeza em apenas 10 dias úteis.
Vantagens:
É fácil,
a coleta é feita com escovas (Swab), passadas na gengiva ou parte de dentro da bochecha do suposto pai, mãe e filho.
Possui valor legal,
pois além de ser feita presencialmente por um profissional especializado, é necessária a identificação e assinatura dos envolvidos, servindo também de testemunhas e eliminando qualquer dúvida sobre o processo de coleta.
É rápido,
entregando resultados em até 10 dias úteis.
É extremamente eficaz,
comparamos 19 marcadores de DNA, o que assegura 99,9% de precisão.
Qual a técnica usada no exame?
Tecnicamente falando, eis o processo:
Todos temos fragmentos muito variados no DNA chamados de marcadores. Cada pessoa tem duas versões (alelos) em um mesmo marcador: uma recebida do pai e outra da mãe. Comparando os marcadores encontrados no filho com os do suposto pai, podemos estabelecer duas situações:
POSITIVO
Os marcadores do filho coincidem com os do suposto pai, podendo se estabelecer a paternidade com uma certeza superior a 99,9% - não usamos 100% por razões meramente estatísticas.
NEGATIVO
Os marcadores herdados do pai biológico não coincidem com os do suposto pai, neste caso a paternidade é descartada com 100% de certeza.
O Laboratório Genia emprega a tecnologia mais avançada disponível em identificação humana, baseada no estudo de marcadores genéticos com o uso da PCR (Reação em cadeia da Polimerase). Nos estudos de identificação são analisados 19 marcadores genéticos, o que garante a máxima precisão e confiabilidade.
Os resultados de cada prova são analisados individualmente e interpretados por profissionais em biologia molecular que contam com ampla experiência - temos mais de 25 anos de trabalho, sucesso e reconhecimento na área de biologia molecular.
Nosso diretor, Dr. Carlos Azambuja, é autoridade de consulta internacional em tipificação de DNA em casos forenses e identificação de indivíduos, e nossa responsável técnica, Simone Schumacher, possui certificação como especialista pelo Conselho Regional de Biologia e cadastro como Perita em Investigação de Paternidade/Maternidade junto ao Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, tendo atuado por mais de duas décadas em diversas comarcas do estado.
Além disso, o laboratório possui diversas certificações e acreditações internacionais, tais como
-
ISO 9001:2015
-
Membro da Sociedade Internacional de Genética Forense
-
Participante anual de programas da European Molecular Genetic Quality Network (EMQN) e United Kindom National External Quality Assesment Services for Molecular Genetics (UKNEQAS)
-
Programa Catálise para Cooperação de Empresas de Biotecnologia, Eletrônica e informática da ONU
Qual a garantia?
Quem pode fazer?
Pessoas de qualquer idade, inclusive crianças, já que o processo de coleta das amostras é muito simples e sem dor.
Toda e qualquer pessoa que tenha interesse em investigar filiação biológica, em especial nos seguintes casos:
-
Homens que têm dúvida de sua paternidade em relação a algum de seus filhos
-
Homens que respondam algum processo desta natureza
-
Mulheres que engravidam e têm relações com mais de um indivíduo, gerando a dúvida
-
Pessoas que duvidam de sua relação filial com seus pais e desejam comprová-la
Dúvidas Frequentes
Qual a precisão dos resultados?
As análises são extremamente precisas, entregando resultados com probabilidades superiores a 99,9%.
Como é feita a coleta?
Todas as partes devem ser devidamente identificadas e assinarem a requisição e autorização (para menores de idade, é necessária a presença de um responsável ou guardião legal). O processo todo leva pouco tempo, e é feito através da coleta de células bucais (bochecha e gengivas) com uma escova (Swab). A pessoa responsável pela coleta também serve como testemunha e garante a legalidade do processo.
Como proceder no caso de dois supostos pais?
O melhor é fazer a análise separadamente. Inicia-se com um deles, e caso seja descartado como pai, faz-se a análise com o outro.
O mesmo deve ser feito no caso de dois ou mais filhos.
Que idade deve ter o filho?
Não há restrição. A coleta das amostras é bastante segura para crianças de qualquer idade, inclusive recém-nascidos ainda sem certidão de nascimento.
As análises realizadas em sangue são mais seguras ou oferecem resultados mais confiáveis?
Não. As análises por células da mucosa bucal têm resultados com a mesma precisão que as de amostras de sangue. O DNA é o mesmo se obtido por células da mucosa bucal ou por sangue.
E para o caso de suposto pai falecido?
É possível realizar o teste de acordo com uma série de supostas situações de parentesco, cada qual com probabilidades e eficácia diferentes. Nestes casos, entre em contato conosco para validar a viabilidade do teste e valores.
É possível investigar a maternidade?
Sim, o processo é exatamente o mesmo.
Sobre o Laboratório Genia
O Laboratório Genia possui mais de 25 anos de experiência em biologia molecular e serviços de análise de DNA, atuando em toda América Latina.